Entre em contato - São Paulo: (11) 5193-9800 | Indaiatuba: (19) 3318-1624
Notícias - Canumã - Detecção de Vazamentos / Caça vazamentos

Confira as novidades da Canumã e notícias da nossa área.

A seca em São Paulo é a grande chance de resgatar a Mata Atlântica.

A seca em São Paulo é a grande chance de resgatar a Mata Atlântica.

A crise de água que aflige o Sudeste brasileiro tem relação direta com o desmatamento da mata atlântica. A devastação matou nascentes, acentuou os recordes de temperatura, reduziu a umidade do ar e agora contribui para deixar o solo mais seco, atrasando a recuperação dos reservatórios. Uma pesquisa publicada recentemente no Blog do Planeta mostra que a população, além de resposabilizar os governantes, já faz a associação entre a crise de água com a destruição da mata atlântica.

Diante disso, convidei algumas pessoas para responder à seguinte reflexão:

Reflexão: As queimadas em Roraima de 1998 foram marcantes. Tiveram uma repercussão imensa. Fizeram os brasileiros perceberam drasticamente que a floresta amazônica era vulnerável. Fizeram os estrangeiros perceberem o tamanho da destruição aqui.  A partir dali, as campananhas pela preservação da Amazônia tiveram mais força. Será que a crise de água em São Paulo vai ter o mesmo efeito para despertar a opinião pública para a importância de preservar e recuperar a Mata Atlântica?

A seguir, as respostas:

Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica:

“A relação entre a conservação da Mata Atlântica e água é direta. Minas Gerais, por exemplo, foi o campeão de desmatamento por cinco anos consecutivos. E o desflorestamento está diretamente ligado à morte de nascentes e à diminuição da vazão nos principais rios que formam as grandes bacias hidrográficas do São Francisco, do Doce, do Paraíba do Sul, entre outros, como o Jaguari, principal formador do Sistema Cantareira. Porém, apesar da crise e dos alertas feitos pela comunidade científica e por organizações como a SOS Mata Atlântica, ainda há resistência de setores produtivos e proprietários de terras de áreas rurais e urbanas em relação à necessidade de recuperar as áreas de preservação permanente (APPs), como matas ciliares e topos de morro. Essa desassociação se reflete na pressão de parlamentares paulistas que querem aprovar, a toque de caixa, o Projeto de Lei 219/14, que regulamenta o novo Código Florestal por meio do programa de regularização ambiental, diminuindo drasticamente a proteção dos rios e nascentes no Estado de São Paulo. Esperamos que a população, para seu bem e de toda a sociedade, manifeste-se e se engaje para evitar mais retrocessos e estragos na Mata Atlântica. Afinal, é ela quem mais sofre com a falta de água.”

Malu Nunes, diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza:

“A crise da água pela qual São Paulo está passando tem sim potencial para servir de alerta para a importância da conservação da Mata Atlântica. Já podemos perceber alguns efeitos dessa sensibilização, a exemplo de especiais sobre a água que estão sendo divulgados na mídia. Além disso, um resultado prático foi a aceleração na discussão sobre o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em São José dos Campos (SP), que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Esse município encontra-se na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, uma das alternativas para o abastecimento de água da capital e região; e o programa de PSA prevê premiar financeiramente proprietários particulares que protegem áreas naturais em regiões de mananciais. A preocupação, porém, é que essa sensibilização fique restrita àqueles que estão sentindo o racionamento na pele. Como a água parece abundante em outros lugares, tenho dúvidas de que já haja uma “comoção nacional” para além dos fóruns ambientalistas. Por isso, para ampliar nacionalmente a conscientização popular, é fundamental aproveitarmos ainda mais essa situação. Em todas as oportunidades que tivermos – na mídia, empresas, governos e em iniciativas da sociedade civil – devemos incluir a questão da água, sempre reforçando que o déficit hídrico paulista está diretamente relacionado com a degradação das florestas e mananciais; e que outras regiões do Brasil estão indo pelo mesmo preocupante caminho. Quando a maior parte da população realmente compreender que a água que chega à torneira da sua casa depende significativamente da manutenção da vegetação nativa, certamente mais pessoas serão aliadas da causa da conservação, na Mata Atlântica e nos demais biomas brasileiros. Também cobrarão ações efetivas de empresas, instituições não governamentais e, principalmente, de governos, gerando um verdadeiro movimento de transformação.”

>> Leia nossa cobertura completa sobre a crise da água

Miguel Milano, diretor da Permian Brasil

“A situação crítica pode influenciar positivamente. Mas isso depende muito de quanto e como a imprensa vai abordar o assunto. Acho que algo de positivo pode acontecer para a Mata Atlântica a partir da desastrosa seca de São Paulo, embora muito menos pelo valor e a importância integral da floresta, como tal, e muito mais pelo que ela pode representar em termos de segurança hídrica. É sempre bom analisar o projeto Oásis, da Fundação Grupo Boticário (que remunera proprietários de terras em áreas de mananciais que protegem suas nascentes).  Busque saber porque os governos municipal, estadual e a Sabesp não o adotaram, financiaram e ampliaram tornando-o um projeto oficial para proteger os mananciais das represas Guarapiranga e Billings. Eu só posso imaginar que não o fizeram porque trabalharam com lógicas velhas. Desconfio que, protegendo mananciais, acabe não sendo necessário fazer muitas obras, que parece ser o foco de algumas vertentes dos negócios públicos. E há inúmeros exemplos de como fazer diferente. O mais importante é a decisão histórica da cidade de Nova Iorque de não investir alguns bilhões de dólares em algumas barragens de captação.  Ao contrário, convencida por sólidos argumentos de gente que pensa além de obras, resolveu investir no pagamento de serviços ambientais a proprietários localizados a montante nas bacias que fornecem água para captação. Gastou a metade, se tanto, do que se tivesse investido em obras. E deu certo. Assim, dependendo de como for tratada a crise pela imprensa, ela poderá contribuir para conservar o que temos e, possivelmente, recuperar parte do que perdemos da Mata Atlântica.”

Fabio Olmos, biólogo e colunista do site O Eco:
“Tudo depende do tamanho da crise. Eu moro no Centro e até agora não senti falta de água. Considerando a mentalidade brasileira, só haverá mudança se a crise afetar o estilo de vida das pessoas. Se faltar água para o banho ou uso doméstico num período prolongado. Lembra dos deslizamentos em Petrópolis, Friburgo e Teresópolis em 2011? Aquilo catalisou a desocupação e o reflorestamento das enconstas que deveriam ser Mata Atlântica? Só de forma limitada e certamente não fora do Estado do Rio de Janeiro.”

Matéria extraída do link:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/12/seca-em-sao-paulo-e-bgrande-chance-de-resgatar-mata-atlanticab.html

Compartilhe:

Noticias e Cases Recentes

Página Anterior Próxima Página
  • Chuveiro sustentável reutiliza 90% de água e 80% de energia

    DATA: 11/09/2017

  • O CSI das árvores

    DATA: 04/09/2017

  • Condomínio Marina – Case de Sucesso

    DATA: 21/08/2017

  • Nova Regra de Captação de Água no Rio São Francisco

    DATA: 21/08/2017

  • 8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos

    DATA: 08/06/2017

  • Dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade

    DATA: 22/05/2017

  • Como descobrir vazamentos em tubulações e economizar

    DATA: 30/09/2016

  • Conheça 5 tipos de vazamentos e saiba como agir

    DATA: 19/09/2016

  • 12 dicas importantes para ajudar você a economizar na sua conta de água

    DATA: 09/09/2016

  • Detecção de Vazamentos / Caça vazamentos em Indaiatuba

    DATA: 03/08/2016

  • A importância do teste preventivo para construções

    DATA: 28/07/2016

  • Epson Engenharia ressalta o respeito e profissionalismo da Canumã

    DATA: 25/02/2016

  • Reservatórios do estado de São Paulo precisam da sua atenção

    DATA: 19/02/2016

  • Administradora de condomínio atesta a eficácia do serviço da Canumã

    DATA: 12/02/2016

  • O seu celular pode te ajudar a economizar água!

    DATA: 05/02/2016

  • Residencial Veneza detecta pontos de vazamento próximo à piscina graças à te[...]

    DATA: 29/01/2016

  • Serviço de gestão hídrica conta com a confiança de mais de 10 anos

    DATA: 26/01/2016

  • Investimento em melhorias no sistema hídrico impede gastos desnecessários

    DATA: 15/01/2016

  • Não há tempo ruim para economia

    DATA: 13/01/2016

  • Grupo Morlan conta com a Canumã para reparos em seu sistema hídrico

    DATA: 22/12/2015

  • Garantimos um ano sem preocupações ao condomínio Villa Carini

    DATA: 16/12/2015

  • Antes de reformar, pense no seu sistema hidráulico

    DATA: 16/12/2015

  • Condomínios chegam a gastar R$95 milhões em água em São Paulo

    DATA: 14/12/2015

  • A necessária luta contra o desperdício de água no Brasil

    DATA: 19/11/2015

  • Associação abre crowdfunding para a revitalização do Córrego Jaguaré

    DATA: 06/10/2015

  • Reúso, a técnica que poderia diminuir o consumo de água em 50%

    DATA: 06/10/2015

  • Mais um Case de Sucesso – WH Engenharia

    DATA: 06/10/2015

  • Recuperação de rios ajudaria São Paulo a se preparar para as mudanças climá[...]

    DATA: 02/09/2015

  • Guia de economia de água para condomínios.

    DATA: 01/09/2015

  • Gráfica Kawagraf | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 01/09/2015

  • Condomínio Miami Top | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 14/07/2015

  • Case Residencial | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 14/07/2015

  • Transdivinéia | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 14/07/2015

  • CEVA Logistics | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 10/07/2015

  • Caça Vazamentos | Mais um Case de Sucesso

    DATA: 10/07/2015

  • Case programa de uso eficiente da água

    DATA: 09/06/2015

  • Case Detecção de Vazamentos

    DATA: 14/05/2015

  • Case Gestão Integrada de Recursos Hídricos

    DATA: 29/04/2015

  • Case Gestão Integrada de Recursos Hídricos

    DATA: 23/04/2015

  • Case Detecção de Vazamentos

    DATA: 16/04/2015

  • ONU convida você a participar do Dia Mundial da Água. Diga por que água é es[...]

    DATA: 20/03/2015

  • +1 case de Sucesso

    DATA: 02/03/2015

  • Crise da água: Proposta para ajudar a financiar a recuperação de mananciais

    DATA: 20/02/2015

  • Desperdício de água impõe a empresas melhorar operação

    DATA: 05/02/2015

  • Crise Hídrica? Que crise? Não existe nenhuma crise hídrica!

    DATA: 05/02/2015

  • +1 case de Sucesso

    DATA: 02/02/2015

  • Crise da água em SP: especialistas apontam cenários para quando a água acabar[...]

    DATA: 26/01/2015

  • +1 Case de Sucesso

    DATA: 19/01/2015

  • O Brasil secou

    DATA: 16/01/2015

  • 4 sistemas para reaproveitar a água da máquina de lavar roupa

    DATA: 12/01/2015

  • O que faremos se acabar a água em São Paulo em 2015?

    DATA: 10/12/2014

  • Sugestão de menino de 8 anos faz prédio economizar R$ 1.300 na conta de água [...]

    DATA: 10/12/2014

  • A seca em São Paulo é a grande chance de resgatar a Mata Atlântica.

    DATA: 10/12/2014

  • +1 case de Sucesso

    DATA: 09/12/2014

  • A crise hídrica chegou para ficar

    DATA: 02/12/2014

  • O novo pensamento econômico sobre a água

    DATA: 02/12/2014

  • Não deixe a água ir pelo cano (ou fora dele)

    DATA: 02/12/2014

  • Série especial de Reportagens sobre a Água

    DATA: 01/12/2014

  • Reflorestar represas aumenta reserva de água em 50%, diz ONG

    DATA: 01/12/2014

  • Rio Pinheiros passa por testes de avaliação para despoluição de suas águas.[...]

    DATA: 01/12/2014

  • Parque em SP oferece curso de horta caseira e compostagem

    DATA: 01/12/2014

  • A Última Gota revela descaso com a água no Brasil

    DATA: 01/12/2014